3 passos para evitar surpresas na contabilidade do seu negócio

Se ficou surpreendido com a reunião de final de ano que teve com o seu Contabilista ou se ainda não teve esta reunião e não sabe como vai fechar 2016, este artigo é para si.

A história é conhecida – por indisponibilidade de um ou dos dois, o empresário e o contabilista só se reúnem no final do ano ou no início do próximo ano, para analisar como correu 2016. Mas no final do ano é tarde demais para se tomar decisões e corremos o risco de enviar para os Bancos e para a Autoridade Tributária um balancete que espelha uma imagem pouco positiva do negócio.

Aqui ficam 3 perguntas simples para controlar e obter mais informações sobre o seu negócio:

1 – Peça ao seu Contabilista o resultado atual da empresa por escrito – entregue em mão ou por email;

2 – Peça-lhe ainda que comente a saúde do negócio, nomeadamente os rácios entre as diversas despesas (produtos, pessoal e fixas) e o volume de negócios;

3 – Por fim, faça a pergunta de ouro: “Se este negócio fosse seu, o que mudaria?”

Siga estes 3 passos em cada trimestre (no mínimo) e o mais tardar a seguir ao pagamento do IVA e verá que a probabilidade de 2017 terminar sem surpresas desagradáveis aumenta muito!

Dito isto, desejo que o novo lhe traga boas surpresas e ótimos negócios!

Sónia Ferreira
Contabilista Certificada
sferreira@apconsulting.pt