Quando entra num corredor de supermercado certamente consegue identificar ao longe as diferentes marcas e, ainda mais facilmente, reconhecer as suas marcas de eleição. Esta familiaridade entre produto/serviço e consumidor é essencial para o sucesso das empresas.

O desenho, as cores e as formas do logótipo, assim que assimiladas pelo consumidor, permitem a fácil ligação dessa imagem gráfica a determinado produto ou serviço.
Um logotipo bem desenhado é um aliado precioso no crescimento duma empresa. Confira aqui se o seu logótipo obedece às 3 principais regras:

1 – LEGIBILIDADE
* Fácil de ler e de pronunciar;

  • Tipo de letra não deverá ser complexo ou com estilo demasiado rebuscado;
    Identificado em vários tamanhos – desde grande ao tamanho de um selo postal;
    Versátil e adaptável a diferentes formatos e suportes;
    A utilização de imagens no logótipoé desaconselhada pelo maior risco de perda de qualidade em impressão.

2 – COR
* A escolha das cores é essencial e está muito relacionada com o negócio em questão – por exemplo, no sector da saúde desaconselha-se o preto ou o castanho escuro…

  • Não deve ter mais do que duas cores;
    As cores devem ser contrastantes entre si para poderem funcionar num registo a preto e branco.

3 – DURABILIDADE
* Um logotipo deve ser redesenhado a cada 5-10 anos.
* O redesign de um logotipo está muitas vezes relacionada com um mudança estratégica da empresa ou simplesmente com o desejo de modernizar a imagem, torna-la mais actual.

  • Exemplo: todos se lembrarão do antigo logotipo do Pingo Doce, um logotipo de formas rígidas, com a cor verde em fundo branco. Actualmente, o logotipo é constituído por um tipo de letra caligráfico, onde o verde tornou-se mais vivo sobre fundo preto e o slogan é disposto de forma a sugerir um sorriso. Claramente, uma imagem mais “popular” e mais próxima do consumidor. A ruptura completa com o logotipo anterior adivinhou uma nova política da empresa. Quando o objectivo é refrescar a imagem, o redesign deve ser feito de forma cuidadosa para não sabotar a comunicação visual que previamente existe entre o logotipo antigo e o consumidor.

O logotipo é o cartão de visita do seu negócio, comunica os ideais e os valores da sua empresa, cria relação entre o seu produto/serviço e o cliente.

Há quanto tempo não faz o check-up ao seu logotipo?

Mónica Lemos
Designer de Comunicação

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