Que salário devo pagar a um profissional?

Que salário devo pagar a um profissional?

Esta é uma das perguntas que mais vezes me têm feito ao longo da última década e a resposta é surpreendentemente simples – deve-lhe pagar um salário justo face à sua produtividade. Mas como é que sabemos quanto é que o profissional irá produzir antes de o contratar? Não sabemos e por isso é que assegurar um vencimento muito elevado como ponto de partida é um risco que uma empresa não deve correr.

Existem formas de minimizar este risco:

1 – Peça referências sobre o profissional que se prepara para contratar. Pode fazê-lo através de antigos empregadores, antigos colegas ou até mesmo de clientes em comum;

2 – Ofereça ao profissional apenas uma comissão sobre a sua produção. A percentagem deverá ser elevada, para compensar o facto de o profissional não receber um vencimento fixo e os respetivos direitos;

3 – Se a situação anterior não for possível, opte por um salário base fixo e uma percentagem sobre a faturação a partir de um determinado patamar. O salário deve ser relativamente reduzido e a percentagem obviamente mais baixa do que na situação anterior;

4 – Uma forma de reduzir o risco do candidato é assegurar uma garantia de vencimento fixo durante um determinado período de tempo. O ideal é que este período não ultrapasse os 3 meses, enquanto o profissional solidifica a sua carteira de clientes.

Por fim, 2 notas importantes:

1 – Não se esqueça de garantir a igualdade de condições entre profissionais da mesma categoria. Os sistemas podem ser diferentes, mas o acesso a uma remuneração semelhante face à mesma faturação é essencial.

2 – Um profissional deve faturar um montante três a quatro vezes superior ao seu custo salarial. O custo salarial inclui subsídios, contribuições para a Segurança Social, etc..

Lembre-se: um negócio só vale a pena se for bom para ambas as partes. Isto significa que quer o seu negócio quer o profissional têm de ganhar dinheiro nesta parceria.

Susana Amendoeira
Consultora de Gestão
samendoeira@apconsulting.pt

By | 2017-06-09T16:40:18+00:00 15 Fevereiro, 2017|contabilidade, gestão, Sem categoria|0 Comments

About the Author:

AP Consulting é uma empresa de consultoria especializada nas áreas de gestão, marketing, marketing digital e redes sociais, sites e publicidade.

Leave A Comment