JULHO/AGOSTO
CLIQUES DE VERÃO

Nestes 2 meses oferecemos-lhe, não 2, mas 3 cliques de Verão!
(Nota: o primeiro é o mais importante!)
SR.(A) EMPRESÁRIO(A), TIRE FÉRIAS POR FAVOR!
Este conselho parece absurdo, não parece? Se trabalha por conta de outrem ou se é um empresário que obviamente tira sempre férias, nem entende por que razão este tema merece destaque.
Infelizmente, a maioria dos empresários que conhecemos tira pouquíssimos dias de férias num ano inteiro e alguns não chegam a tirar 1 semana! Já agora, consegue adivinhar quantos empresários tiram realmente os 22 dias de férias a que (também) têm direito? Praticamente nenhum…
E porque não tiram férias? Porque têm receio. Receio de perder clientes e faturação, receio que a equipa não dê conta do recado, receio que as pessoas comentem que “já não precisa de trabalhar”. Estes são todos receios legítimos. E também são todos bloqueios mentais autoimpostos.
Uma das empresárias que conhecemos com maior sucesso tira férias regularmente e até mais do que 22 dias por ano. Nas restantes 48 semanas do ano trabalha muitas horas e dedica toda a sua energia e criatividade ao negócio, tal como os colegas que não tiram férias. A diferença? Tem mais energia, positivismo, clareza de espírito para saber o que quer e o que não quer. Não se sente cansada e, sobretudo, saturada do trabalho, da equipa, dos clientes, do cão e do periquito!
Claro que sabemos que o verdadeiro empresário adora o seu trabalho e trabalha com paixão. Já o filósofo chinês Confúcio dizia que se escolhermos um trabalho de que gostamos, não teremos de trabalhar nem um dia na nossa vida. Faz sentido. Mas não chega.
Por isso, em 2019, Sr. ou Sra. Empresário(a) tire férias! 2 semanas, 3 semanas, quem sabe até 4 semanas! Passe tempo com a sua família, com os seus amigos ou sozinho! Faça praia ou campo, viaje ou fique em casa e desligue! Inspire-se, recupere energias e comece a rentrée com uma atitude de vencedor!
PS: Quando tirar férias deve fechar a empresa durante esse período ou não? É uma boa questão para debater com o seu consultor ou contabilista certificado e avaliar os prós e contras desta decisão.
7 DICAS PARA VENDER MAIS ESTE VERÃO
Pela nossa experiência, são muitos os negócios em que a época de Verão é atípica – ou porque se fatura muito mais (é o caso dos negócios de turismo ou de negócios que recebem os nossos emigrantes) ou porque o movimento abranda bastante.
Seja qual for o caso, aqui ficam 7 dicas para vender mais durante esta, e outras, épocas.
1 – A mais importante – ACONSELHE, ACONSELHE, ACONSELHE
Observe o seu cliente, coloque questões, mostre que sabe ouvir e, no final, recomende a solução para as suas necessidades. Lembre-se que a ideia é ajudar o cliente e não (apenas) vender.
2 – Antes da despedida, sugira a marcação imediata da próxima visita
Porquê esperar que o cliente tome a iniciativa? Caso ainda falte algum tempo, não se esqueça de enviar um lembrete por SMS dois dias antes ou telefonar para recordar a marcação.
3 – Pergunte ao cliente se ainda tem determinado produto em casa e/ou sugira produtos complementares
Não deixe o cliente ir embora sem no mínimo lhe fazer esta pergunta. Não custa nada e tem 50% de hipóteses de receber uma resposta positiva.
4 – Recomende produtos ou serviços de outras áreas
Já analisou quantos clientes tem numa das suas áreas de negócio que nunca experimentaram serviços ou produtos de outra área? Será que nunca lhes fez esta sugestão ou já não o faz há meses? Não perca mais tempo. Faça-o agora!
5 – Reorganize as estantes de produtos
- Coloque os produtos com cores mais vivas à altura dos olhos
- Organize os produtos por funcionalidade
- Simplifique a oferta – quanto mais opções apresentar, mais confuso o consumidor fica e menos compra
- Tenha sempre a estante limpa e organizada
6 – Aproveite para divulgar os seus cheques prenda
Pode refrescar a imagem dos cheques prenda e/ou o seu packaging. Acima de tudo relembre o cliente que esta é uma ótima e original ideia para oferecer a alguém. Já agora, que tal fazer um give-away de um cheque prenda nas redes sociais? Não sabe por onde começar? Contacte-nos. Nós ajudamos.
7 – Faça uma campanha flash
Seja de produtos ou serviços, com um preço muito especial, durante um curto espaço de tempo. Promova a campanha nas redes sociais, no website e na sua loja. Já agora, coloque sempre todas as campanhas e destaques do lado direito da receção ou da loja. A maioria das pessoas olha primeiro para este lado quando entra.
O QUE FAZER QUANDO O NEGÓCIO ESTÁ PARADO
Qualquer empresário sabe que há momentos em que o negócio abranda. E nenhum empresário fica indiferente a esta situação. Mas o que fazer quando isto acontece?
Primeiro vamos-lhe dizer o que NÃO fazer. Não desespere nem coloque tudo em causa! É preciso respeitar os ciclos da economia. Se as coisas têm corrido bem até agora, não parta já do princípio que vai à falência por uns dias ou semanas mais fracas! E, muito importante: não stresse a equipa. Líderes inseguros produzem equipas inseguras. E equipas inseguras começam a procurar outro emprego.
Então, o que pode fazer durante este período:
1 – Aproveite o tempo para se dedicar à equipa
– Faça brainstormings sobre a empresa – reúna a equipa e peça-lhes ideias de melhoria para as várias áreas da empresa
– Agende reuniões individuais para discutir e fixar objetivos
– Avalie os conhecimentos da equipa – coloque questões e perceba quais as necessidades de formação de cada um
– Dê formação interna e externa à sua equipa
– Faça simulações de comunicação entre a equipa e o cliente em diversas situações
2 – Aproveite o tempo para se dedicar aos clientes
– Analise quem são os 5, 10, 20 melhores clientes e ofereça-lhes algo de valor, de preferência serviços e/ou produtos da sua empresa
– Ofereça uma sessão de aconselhamento ou rastreio aos seus clientes
– A forma mais rápida de aumentar a faturação é vender mais aos clientes que já temos, por isso, analise quem são os clientes de um produto/serviço que poderiam beneficiar com outro produto/serviço e faça-lhes essa proposta, até mesmo com um desconto ou oferta nesse sentido.
3 – Aproveite o tempo para se dedicar à gestão do negócio
– Faça o inventário
– Arrume o armazém (e descubra todos os produtos parados)
– Decida que produtos promover para escoar
– Aproveite para limpar e organizar as suas instalações
– Redefina procedimentos – limpeza, arrumação, esterilização, receção do cliente, etc.
– Pense em novas parcerias para angariação de clientes novos
– Pondere sobre formas de melhorar a experiência do seu cliente e a sua fidelização
– Comece a planear um evento para o último trimestre
– Aproveite para tirar mais fotografias para partilhar nas redes sociais
E, para acabar como começamos, se o negócio está naturalmente mais “parado”, porque não aproveitar para tirar uns dias de férias?
BOAS FÉRIAS!
CLIQUE JUNHO

Sabia que no dia 30 de junho se celebra o Dia Mundial das Redes Sociais? Já sabe que estamos na era digital e que as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais. Mas como é que pode criar a pegada digital da sua marca e tirar o melhor proveito disso?
Partilhamos consigo 7 dicas para ser bem-sucedido no mundo digital:
1. Defina objetivos para a sua estratégia digital – os objetivos devem depender das necessidades da sua empresa. Que tipo de objetivos pode ter?
- Aumentar a notoriedade da marca
- Fidelizar clientes
- Dar a conhecer o seu trabalho
- Criar um envolvimento maior dos clientes com a sua marca
- Gerar maior volume de vendas para a sua loja online
- Captar contactos e pedidos de orçamento
- Etc.
2.Identifique o seu cliente-alvo – se souber para quem está a falar, conseguirá comunicar de forma mais eficaz. Alguns dados interessantes sobre o seu cliente-alvo: Localização, Idade, Género, Interesses e Preocupações de compra.
3. Escolha a ou as redes sociais onde quer estar presente – cada rede social tem as suas especificidades em termos de audiência e formato da mensagem. Lembre-se que não precisa de estar em todas as redes sociais. Como em quase tudo na vida – qualidade é melhor que quantidade!
4.Partilhe conteúdo de valor – Qual o conteúdo que funciona melhor na sua marca? Qual é a mensagem que quer passar para cada audiência? E para cada rede social? Crie conteúdo interessante e relevante para se diferenciar da concorrência. E por favor, NÃO FALE SÓ SOBRE SI PRÓPRIO! As pessoas não vão às redes sociais para saber que a sua marca é fantástica! Procure os temas que interessam ao seu cliente-alvo – como é que os pode ajudar com a sua mensagem?
5. Escolha o formato certo – agora que já definiu a sua mensagem, escolha o formato que melhor funciona para o seu cliente-alvo e, claro, em cada plataforma (rede social). Exemplos de formatos: texto, vídeo, imagem, partilha de ligações interessantes, gifs, infográficos, newsletters, etc.
6. Planeie – faça um planeamento periódico, utilizando um calendário editorial. Defina a frequência de publicações que deseja para cada rede social e avance!
7. Por último: consistência é a chave para o sucesso! Vai haver sempre um motivo para começar a descurar a frequência ou a qualidade das suas publicações – falta de tempo, falta de energia, falta de conhecimento, etc. Se for este o caso, aceite que não consegue fazer tudo sozinho e delegue em alguém da sua equipa ou procure ajuda profissional e… NÃO DESISTA!
CLIQUE MAIO
Estes são os 5 erros de liderança mais frequentes

Sabia que 61%* dos empresários do setor de cabeleireiro/estética considera que a gestão de equipas é o maior desafio nos seus negócios? Surpreendido? Porque será que algo tão simples em teoria se torna tão difícil de passar para a prática? Aproveitamos este mês de maio para resumir os 5 erros de liderança mais frequentes que encontramos no mercado.
Erro #1 – Tratar a sua equipa como uma família
A família não se escolhe. E a equipa, sim. A família não pode ser despedida. E a equipa, sim. A família não o troca por mais dinheiro (em princípio). E a equipa, (às vezes) sim. Se deixar de pensar na sua equipa como uma família e a começar a tratar como uma equipa manterá uma relação mais saudável durante e depois da relação laboral.
Erro #2 – Pensar que as pessoas se motivam apenas pelo salário seguro ao fim do mês
A Rita gosta de ter um horário que lhe permita desfrutar da família ao fim do dia. O Bruno está focado em ganhar dinheiro para aumentar as suas poupanças. A Filipa valoriza um ambiente de trabalho descontraído, onde consiga exprimir-se livremente. A lista podia continuar, mas a conclusão é simples: descubra o que motiva cada elemento da sua equipa e trate cada colaborador como se fosse único.
Erro #3 – Esperar que os colaboradores trabalhem como se a empresa fosse deles, porque era isso que fazia antes de ser empresário
Em primeiro lugar, por muito dedicado que tenha sido enquanto colaborador, não tinha decerto a mesma dedicação, a mesma pressão e a mesma preocupação que tem desde que se lançou por conta própria! Em segundo lugar, pense bem: se o seu colaborador vive a empresa como se fosse dele, é muito elevada a probabilidade de ele um dia querer abrir o seu próprio negócio, certo?
Erro #4 – Querer fazer tudo à sua maneira
Se quer fazer e controlar tudo o que acontece na sua empresa, então não pode ser um líder. Tem de trabalhar sozinho! E sozinho pode atingir os seus objetivos, mas estará sempre limitado em termos de resultados. Aplica-se aqui aquela conhecida frase: “Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe.”
Erro #5 – Queixar-se da sua equipa
Temos os colaboradores que merecemos. Fomos nós que os recrutámos e formámos e somos nós, em última instância, que ainda não os despedimos. Pare de se queixar da sua equipa e entre em ação! Forme, treine, motive e, se nada funcionar, separe-se!
Neste mês de Maio, faça o clique e mude o seu estilo de liderança!
Tem dúvidas ou precisa apenas de desabafar? Estamos aqui! Envie-nos uma mensagem.
*De acordo com inquérito realizado pela APConsulting a 56 empresas entre Janeiro e Fevereiro de 2019. Leia todos os resultados deste inquérito aqui.
CLIQUE ABRIL
O 1º trimestre de 2019 já terminou. Está satisfeito com os resultados da sua empresa? Ou não sabe quais foram e vai aguardar pelo final do ano para analisar resultados?

NÃO FAÇA ISSO! O final do ano é tarde demais para tomar decisões!
Aqui ficam 5 dicas simples para controlar e obter mais informações sobre o seu negócio:
- 1. Peça ao seu Contabilista para lhe enviar, assim que possível, o resultado atual da empresa no final do 1º trimestre;
- 2. Peça-lhe ainda que comente a saúde do negócio, nomeadamente os rácios entre as diversas despesas (produtos, pessoal e fixas) e o volume de negócios;
- 3. Compare a sua faturação neste 1º trimestre com a faturação no 1º trimestre do ano passado. O que mudou? As vendas de produtos? A prestação de serviços? O desempenho de alguns colaboradores?
- 4. Atendeu mais ou menos clientes? E faturou mais ou menos por cliente? Pense na possibilidade de fazer um cliente mistério para analisar o atendimento ao cliente na sua empresa.
- 5. Partilhe estes resultados com a equipa. Peça-lhes ideias e sugestões para o crescimento da empresa!
Siga estes 5 passos em cada trimestre para chegar ao final do ano consciente e satisfeito com os resultados do seu negócio!
Precisa de ajuda ou quer apenas trocar umas ideias? Contacte-nos!
CLIQUE MARÇO
É Carnaval, ninguém leva a mal!
A festa mais animada do ano está a chegar e o seu negócio não pode ficar indiferente! Se não sabe como celebrar, nós ajudamos com 3 ideias para destacar a sua marca!
- 1. Decoração
O que é o Carnaval? ALEGRIA! Por isso, todo o espaço deve transmitir um espírito de folia e um ambiente descontraído para os seus clientes.
Abuse nas cores garridas, máscaras, fitas coloridas, plumas e confettis. Prepare um bouquet de comida e escolha uma playlist com músicas carnavalescas.Fonte das imagens: Pinterest




- 2. Mascarados a rigor
O Carnaval é uma boa oportunidade para incentivar a criatividade da sua equipa. Quer optem por máscaras individuais ou coletivas, podem escolher personagens de filmes, novelas, séries ou até de desenhos animados. Não se esqueça de destacar o penteado e/ou maquilhagem!Fonte das imagens: Pinterest




- 3. Crie looks temáticos para os seus clientes
Esta é uma ótima oportunidade para mostrar o seu potencial criativo enquanto profissional de beleza! Ajude os seus clientes a criar looks de Carnaval. Procure as tendências e promova serviços de maquilhagem e penteados para o Carnaval. E claro, não se esqueça de fotografar e partilhar nas suas redes sociais.Fonte das imagens: Pinterest




Princesa Leia – StarWars

Tomb Raider
CLIQUE FEVEREIRO
Decoração – Dia dos Namorados
- 1. Crie uma montra apaixonante
Para uma montra criativa e romântica, aposte em árvores de corações, balões em coração, tiras de cartolina, fotos românticas, baloiços com exposição de produtos, garrafas com rosas vermelhas, enfim, tudo o que possa chamar a atenção e despertar o desejo!




- 2. Aposte num ambiente romântico
Velas aromatizadas, letras com flores, balões em forma de coração e corações em papel – vale tudo para deixar o espírito de S. Valentim inebriar os seus clientes.





- 3. Love is in the air!
Crie uma playlist única e romântica para os seus clientes ouvirem ao longo deste dia.

- 4. Uma equipa romântica
A sua equipa deve estar vestida a rigor para este dia! Já imaginou uma equipa de cupidos? Use e abuse de acessórios de cor vermelha.


- 5. Ofereça doçuras
Porque será que associamos o amor ao chocolate?! Ofereça pequenos prazeres aos seus clientes - cupcakes, bombons ou gomas, de preferência em forma de coração!

Contacte-nos!
CLIQUE JANEIRO

Clique 2019
Ainda se lembra das resoluções de ano novo?!
Todos os anos é a mesma coisa: no início de um novo ano traçamos objetivos e definimos resoluções, mas depois entramos na rotina e acabamos por os esquecer!
Por isso hoje, e porque ainda estamos em Janeiro, faz todo o sentido, partilhar 5 resoluções para 2019! Vamos a isso?
1. Organize melhor o seu tempo
No início de cada semana, faça uma lista das tarefas que pretende realizar. No final de cada semana, reveja a lista e identifique o que conseguiu ou não concretizar e reajuste o seu tempo.
2. Antecipe-se às preocupações
Neste início de ano já só pensa como vai pagar o IVA? Aqui fica um conselho que vem do tempo dos nossos tetra-avós e perdura até aos dias de hoje. E sabe porquê que perdura? Porque funciona!
Sim! Todos os dias quando fechar o caixa, pegue no dinheiro do IVA e ponha-o de lado. Se nesse dia faturou 123€, coloque os 23€ do IVA num cofre, numa outra conta bancária ou em qualquer sitio onde não o veja! No dia de pagar o IVA, quando vier a este cofre/conta terá uma agradável surpresa – vai-lhe sobrar dinheiro!
3. Invista em formação
Formações online, offline, pagas ou gratuitas, ajudam a reforçar os conhecimentos e competências e aumentam a produtividade. É importante investir não só no seu futuro, mas também da sua equipa.
4. Tenha um hobby
O mais interessante no começo de um novo ano são as novas oportunidades. Já pensou em ter um hobby? Esta é a maneira ideal para aliviar o stress, conhecer novas pessoas e melhorar o seu bem-estar.
5. Descomplique!
Aprenda com o que passou e siga em frente. Concentre-se no que é realmente importante!
Coloque estas resoluções em prática e faça “clique” em 2019!