CLIQUE JUNHO

Sabia que no dia 30 de junho se celebra o Dia Mundial das Redes Sociais? Já sabe que estamos na era digital e que as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais. Mas como é que pode criar a pegada digital da sua marca e tirar o melhor proveito disso?

Partilhamos consigo 7 dicas para ser bem-sucedido no mundo digital:


1. Defina objetivos para a sua estratégia digital
– os objetivos devem depender das necessidades da sua empresa. Que tipo de objetivos pode ter?

  • Aumentar a notoriedade da marca
  • Fidelizar clientes
  • Dar a conhecer o seu trabalho
  • Criar um envolvimento maior dos clientes com a sua marca
  • Gerar maior volume de vendas para a sua loja online
  • Captar contactos e pedidos de orçamento
  • Etc.

2.Identifique o seu cliente-alvo – se souber para quem está a falar, conseguirá comunicar de forma mais eficaz. Alguns dados interessantes sobre o seu cliente-alvo: Localização, Idade, Género, Interesses e Preocupações de compra.

3. Escolha a ou as redes sociais onde quer estar presente – cada rede social tem as suas especificidades em termos de audiência e formato da mensagem. Lembre-se que não precisa de estar em todas as redes sociais. Como em quase tudo na vida – qualidade é melhor que quantidade!

4.Partilhe conteúdo de valor – Qual o conteúdo que funciona melhor na sua marca? Qual é a mensagem que quer passar para cada audiência? E para cada rede social? Crie conteúdo interessante e relevante para se diferenciar da concorrência. E por favor, NÃO FALE SÓ SOBRE SI PRÓPRIO! As pessoas não vão às redes sociais para saber que a sua marca é fantástica! Procure os temas que interessam ao seu cliente-alvo – como é que os pode ajudar com a sua mensagem?

5. Escolha o formato certo – agora que já definiu a sua mensagem, escolha o formato que melhor funciona para o seu cliente-alvo e, claro, em cada plataforma (rede social). Exemplos de formatos: texto, vídeo, imagem, partilha de ligações interessantes, gifs, infográficos, newsletters, etc.

6. Planeie – faça um planeamento periódico, utilizando um calendário editorial. Defina a frequência de publicações que deseja para cada rede social e avance!

7. Por último: consistência é a chave para o sucesso! Vai haver sempre um motivo para começar a descurar a frequência ou a qualidade das suas publicações – falta de tempo, falta de energia, falta de conhecimento, etc. Se for este o caso, aceite que não consegue fazer tudo sozinho e delegue em alguém da sua equipa ou procure ajuda profissional e… NÃO DESISTA!

CLIQUE MAIO

Estes são os 5 erros de liderança mais frequentes

Sabia que 61%* dos empresários do setor de cabeleireiro/estética considera que a gestão de equipas é o maior desafio nos seus negócios? Surpreendido? Porque será que algo tão simples em teoria se torna tão difícil de passar para a prática? Aproveitamos este mês de maio para resumir os 5 erros de liderança mais frequentes que encontramos no mercado.

Erro #1 – Tratar a sua equipa como uma família
A família não se escolhe. E a equipa, sim. A família não pode ser despedida. E a equipa, sim. A família não o troca por mais dinheiro (em princípio). E a equipa, (às vezes) sim. Se deixar de pensar na sua equipa como uma família e a começar a tratar como uma equipa manterá uma relação mais saudável durante e depois da relação laboral.

Erro #2 – Pensar que as pessoas se motivam apenas pelo salário seguro ao fim do mês
A Rita gosta de ter um horário que lhe permita desfrutar da família ao fim do dia. O Bruno está focado em ganhar dinheiro para aumentar as suas poupanças. A Filipa valoriza um ambiente de trabalho descontraído, onde consiga exprimir-se livremente. A lista podia continuar, mas a conclusão é simples: descubra o que motiva cada elemento da sua equipa e trate cada colaborador como se fosse único.

Erro #3 – Esperar que os colaboradores trabalhem como se a empresa fosse deles, porque era isso que fazia antes de ser empresário
Em primeiro lugar, por muito dedicado que tenha sido enquanto colaborador, não tinha decerto a mesma dedicação, a mesma pressão e a mesma preocupação que tem desde que se lançou por conta própria! Em segundo lugar, pense bem: se o seu colaborador vive a empresa como se fosse dele, é muito elevada a probabilidade de ele um dia querer abrir o seu próprio negócio, certo?

Erro #4 – Querer fazer tudo à sua maneira
Se quer fazer e controlar tudo o que acontece na sua empresa, então não pode ser um líder. Tem de trabalhar sozinho! E sozinho pode atingir os seus objetivos, mas estará sempre limitado em termos de resultados. Aplica-se aqui aquela conhecida frase: “Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe.”

Erro #5 – Queixar-se da sua equipa
Temos os colaboradores que merecemos. Fomos nós que os recrutámos e formámos e somos nós, em última instância, que ainda não os despedimos. Pare de se queixar da sua equipa e entre em ação! Forme, treine, motive e, se nada funcionar, separe-se!

Neste mês de Maio, faça o clique e mude o seu estilo de liderança!

Tem dúvidas ou precisa apenas de desabafar? Estamos aqui! Envie-nos uma mensagem.

*De acordo com inquérito realizado pela APConsulting a 56 empresas entre Janeiro e Fevereiro de 2019. Leia todos os resultados deste inquérito aqui.

CLIQUE ABRIL

O 1º trimestre de 2019 já terminou. Está satisfeito com os resultados da sua empresa? Ou não sabe quais foram e vai aguardar pelo final do ano para analisar resultados?

NÃO FAÇA ISSO! O final do ano é tarde demais para tomar decisões!

Aqui ficam 5 dicas simples para controlar e obter mais informações sobre o seu negócio:

  • 1. Peça ao seu Contabilista para lhe enviar, assim que possível, o resultado atual da empresa no final do 1º trimestre;
  • 2. Peça-lhe ainda que comente a saúde do negócio, nomeadamente os rácios entre as diversas despesas (produtos, pessoal e fixas) e o volume de negócios;
  • 3. Compare a sua faturação neste 1º trimestre com a faturação no 1º trimestre do ano passado. O que mudou? As vendas de produtos? A prestação de serviços? O desempenho de alguns colaboradores?
  • 4. Atendeu mais ou menos clientes? E faturou mais ou menos por cliente? Pense na possibilidade de fazer um cliente mistério para analisar o atendimento ao cliente na sua empresa.
  • 5. Partilhe estes resultados com a equipa. Peça-lhes ideias e sugestões para o crescimento da empresa!

Siga estes 5 passos em cada trimestre para chegar ao final do ano consciente e satisfeito com os resultados do seu negócio!
Precisa de ajuda ou quer apenas trocar umas ideias? Contacte-nos!

CLIQUE MARÇO

É Carnaval, ninguém leva a mal!

A festa mais animada do ano está a chegar e o seu negócio não pode ficar indiferente! Se não sabe como celebrar, nós ajudamos com 3 ideias para destacar a sua marca!

  • 1. Decoração
    O que é o Carnaval? ALEGRIA! Por isso, todo o espaço deve transmitir um espírito de folia e um ambiente descontraído para os seus clientes.
    Abuse nas cores garridas, máscaras, fitas coloridas, plumas e confettis. Prepare um bouquet de comida e escolha uma playlist com músicas carnavalescas.

    Fonte das imagens: Pinterest

CLIQUE FEVEREIRO

Decoração – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está a chegar! Já pensou como assinalar a data? Ainda não?! Nós ajudamos e partilhamos consigo 5 inspirações para o dia mais romântico do ano!
  • 1. Crie uma montra apaixonante
    Para uma montra criativa e romântica, aposte em árvores de corações, balões em coração, tiras de cartolina, fotos românticas, baloiços com exposição de produtos, garrafas com rosas vermelhas, enfim, tudo o que possa chamar a atenção e despertar o desejo!
  • 2. Aposte num ambiente romântico
    Velas aromatizadas, letras com flores, balões em forma de coração e corações em papel – vale tudo para deixar o espírito de S. Valentim inebriar os seus clientes.
  • 3. Love is in the air!
    Crie uma playlist única e romântica para os seus clientes ouvirem ao longo deste dia.
  • 4. Uma equipa romântica
    A sua equipa deve estar vestida a rigor para este dia! Já imaginou uma equipa de cupidos? Use e abuse de acessórios de cor vermelha.
  • 5. Ofereça doçuras
    Porque será que associamos o amor ao chocolate?! Ofereça pequenos prazeres aos seus clientes - cupcakes, bombons ou gomas, de preferência em forma de coração!
Gostou destas ideias, mas não sabe como as adaptar ao seu espaço? Fale connosco – podemos trocar ideias e ajudar a tornar este dia mais especial e divertido!
Contacte-nos!

CLIQUE JANEIRO

clique-2019

Clique 2019

Ainda se lembra das resoluções de ano novo?!
Todos os anos é a mesma coisa: no início de um novo ano traçamos objetivos e definimos resoluções, mas depois entramos na rotina e acabamos por os esquecer!
Por isso hoje, e porque ainda estamos em Janeiro, faz todo o sentido, partilhar 5 resoluções para 2019! Vamos a isso?

1. Organize melhor o seu tempo
No início de cada semana, faça uma lista das tarefas que pretende realizar. No final de cada semana, reveja a lista e identifique o que conseguiu ou não concretizar e reajuste o seu tempo.

2. Antecipe-se às preocupações
Neste início de ano já só pensa como vai pagar o IVA? Aqui fica um conselho que vem do tempo dos nossos tetra-avós e perdura até aos dias de hoje. E sabe porquê que perdura? Porque funciona!
Sim! Todos os dias quando fechar o caixa, pegue no dinheiro do IVA e ponha-o de lado. Se nesse dia faturou 123€, coloque os 23€ do IVA num cofre, numa outra conta bancária ou em qualquer sitio onde não o veja! No dia de pagar o IVA, quando vier a este cofre/conta terá uma agradável surpresa – vai-lhe sobrar dinheiro!

3. Invista em formação
Formações online, offline, pagas ou gratuitas, ajudam a reforçar os conhecimentos e competências e aumentam a produtividade. É importante investir não só no seu futuro, mas também da sua equipa.

4. Tenha um hobby
O mais interessante no começo de um novo ano são as novas oportunidades. Já pensou em ter um hobby? Esta é a maneira ideal para aliviar o stress, conhecer novas pessoas e melhorar o seu bem-estar.

5. Descomplique!
Aprenda com o que passou e siga em frente. Concentre-se no que é realmente importante!

Coloque estas resoluções em prática e faça “clique” em 2019!