Como tirar fotos para as redes sociais?

As redes sociais são muitos importantes para promover o seu trabalho e atrair novos clientes. São o seu portfólio, a sua montra de exposição, são ferramentas que permitem partilhar fotografias e vídeos com todo o processo de transformação e os resultados dos serviços que oferece.

Quando falamos em redes sociais no negócio da beleza, o design e qualidade de imagem que apresenta são muito importantes e, por isso, a criatividade deve ser explorada. Estas são as 5 dicas que deve seguir para tirar fotografias e realizar vídeos de qualidade nas redes sociais:

#1 Utilize a iluminação a seu favor

Esta é uma dica de ouro para qualquer fotografia – afinal, não existe foto sem luz.
Sempre que possível, utilize a luz natural e evite usar o flash, já que ele pode deixar os olhos vermelhos e reflectir sombras. Quando a luz natural é escassa, existem várias opções para equilibrar a luz das suas fotografias e vídeos sem recorrer ao flash. Os anéis de luz, mais conhecidos como Ring Lights, estão em alta e proporcionam boa iluminação.

#2 Mantenha a câmara sempre limpa

Muitas vezes a nossa camara está com gordura, marcas de dedos ou poeiras/sujidade. Este é um detalhe simples, mas que faz toda a diferença.

#3 Escolha um bom ambiente

O fundo da foto também é importante. Opte por um ambiente mais clean, com menos efeitos ou padrões (a não ser que seja composto pelo logótipo ou referências à sua marca e/ou marcas parceiras) e com uma iluminação que valorize o foco da foto. Um cenário cheio pode chamar mais atenção do que aquilo que pretende destacar – o cabelo, a maquilhagem, as unhas, etc.

#4 Evite usar zoom

O ideal é manter uma certa distância entre aquilo que pretende fotografar (cabelo, rosto, etc.) e a câmara – imagine uma moldura em volta do cabelo e deixe sempre espaço à volta. Aposte em fotos completas para não perder a qualidade e nitidez. Teste vários ângulos, mostrando vários lados, frente, perfil, lado e costas, por exemplo, para encontrar o melhor resultado possível.

#5 Divirta-se

Se é verdade que publicar fotografias do seu contexto real nas redes sociais faz toda a diferença para o sucesso da sua marca online,  também é importante que veja esta missão de uma forma divertida.  Explore, experimente e aprenda o que funciona melhor com os seus fãs!