REABERTURA DE ESPAÇOS COMERCIAIS APÓS ESTADO DE EMERGÊNCIA

Começamos a ver a luz ao fundo do túnel! O Governo está a preparar o levantamento do Estado de Emergência e a recuperação da normalidade. São ótimas notícias, mas é preciso agirmos todos com cautela para não haver regressões e mantermos Portugal como um dos países mais seguros e que melhor controlou uma das piores pandemias de toda a História Mundial. É preciso estarmos atentos às recomendações das organizações de saúde, seja a Organização Mundial de Saúde, seja a Direção Geral de Saúde em Portugal, que adaptará as medidas aconselhadas à realidade do nosso país.

Que cuidados devo ter na minha empresa?

Primeiro depende do tipo de empresa que tem. Embora haja cuidados generalizados, alguns espaços precisam de ter mais cuidados que outros, especialmente os negócios de atendimento ao público.

Cuidados Gerais

Para manter os seus colaboradores seguros e de boa saúde, aconselhamos os seguintes cuidados.

  • Garanta que existe distância de segurança entre os colaboradores. Se isto não for possível, alterne a presença no escritório e teletrabalho ou trabalhe com turnos, aumentando o período de abertura;
  • Equipe o espaço de trabalho com dispensadores de álcool gel para desinfeção regular;
  • Promova a utilização de máscaras descartáveis entre todos os colaboradores;
  • Objetos utilizados por mais que uma pessoa (telefones, máquina de café, portas, impressora, etc.) devem ser desinfetados após cada utilização;
  • Promova a utilização de penteados com cabelos apanhados: evita que os colaboradores toquem na cara depois de estarem a tocar noutros objetos, dentro ou fora do escritório;
  • Se possível, faça circular o ar com regularidade (abrindo várias janelas e portas) e evite a utilização de equipamento de ar condicionado.

Para negócios com atendimento ao público, os cuidados devem ser redobrados:

MATERIAL

  • No balcão da receção deve instalar uma proteção em acrílico de forma a proteger os colaboradores que se encontram no atendimento;
  • Mesmo com esta proteção acrílica, deverá garantir que os seus colaboradores utilizam máscaras de proteção individual. Pode optar por máscaras descartáveis (de utilização única) ou por máscaras reutilizáveis (que poderão ser lavadas entre utilizações, mas terá que ter muita atenção à qualidade do material e às instruções de segurança das mesmas);
  • As luvas descartáveis também são recomendadas e devem ser trocadas com frequência;
  • É recomendada a utilização de batas e viseiras para os seus colaboradores. As mesmas podem ser reutilizáveis e deverá ter muita atenção às normas de segurança e limpeza destes materiais;
  • Se possível, ofereça máscaras aos seus clientes, caso a permanência no espaço seja prolongada e recomende a utilização de luvas.

PROCEDIMENTOS:

  • Cada cliente deve desinfetar as mãos à entrada do estabelecimento, mesmo que tenha luvas próprias (já que podem ter tocado com as luvas em locais infetados!);
  • É ainda recomendado que use sinalização para garantir a distância de segurança entre clientes na fila para a caixa/receção;
  • Deverá também limitar quantos clientes tem no seu estabelecimento: a recomendação atual é de um cliente por cada 25m2 (ou seja, excluindo colaboradores do espaço), mas poderá vir a ser alterada;
  • Se possível, no caso da restauração, centros de estética, cabeleireiros e similares, deverá implementar atendimento exclusivo por marcação, espaçando os intervalos para permitir a desinfeção do espaço de forma regular e que a sala de espera se encontre sempre vazia;
  • O espaço deve ser desinfetado regularmente com desinfetantes apropriados;
  • Uma vez que poderá reduzir o número de clientes atendidos simultaneamente, poderá aumentar o número de horas que se encontra aberto, trabalhando com turnos.

ESPAÇOS DE BELEZA

Os espaços de beleza – cabeleireiros, salões e centros de estética – por terem um contacto muito próximo com os seus clientes, devem reforçar ainda mais os seus cuidados. Desta forma, aconselhamos:

  • Utilização de proteção acrílica nos serviços de manicure;
  • Utilização obrigatória de luvas para todos os colaboradores;
  • Reforço da segurança da equipa e dos clientes com penteadores descartáveis;
  • Medição da temperatura dos clientes à entrada do salão com termómetros sem contacto – e mesmo assim com a respetiva desinfeção ao fim de cada utilização;
  • Se ainda não tinha, aconselhamos batas reutilizáveis para todos os seus colaboradores, que devem ser lavadas ao fim de cada dia de trabalho;

Informamos ainda que estamos a recolher orçamentos de vários fornecedores de todo este material aconselhados e que, para certificar-se da segurança do material adquirido, poderá entrar em contacto connosco, seja ou não nosso cliente.

Previna-se. Com a colaboração de todos, #VaiTudoFicarBem 🙂