Sabia que, em média, conseguimos cheirar 10.000 tipos de aromas diferentes? E que dos 5 sentidos, o olfato é provavelmente o mais poderoso no que toca a recordar memórias emocionais? Porque é que isto é importante para o seu negócio?

É já consensual que especialmente no setor de serviços são as empresas que apostam na oferta de uma experiência aos seus clientes que alcançam os melhores resultados – um espaço bonito e organizado, com uma música apropriada, a oferta de um café ou chá e um atendimento de excelência fidelizam o cliente!
Os aromas são também cada vez mais utilizados nas lojas, ainda que o consumidor não se aperceba disso de uma forma consciente (e ainda bem).

Porquê juntar os aromas à sua receita para o sucesso?
• Para diferenciar o seu espaço da concorrência;
• Para influenciar o estado de espírito do cliente, levando-o a desfrutar da experiência no seu espaço e, claro, a comprar mais.

Alguns conselhos na utilização de aromas:
• Os aromas simples funcionam melhor – por exemplo, o aroma a limão é melhor que uma combinação de citrinos ou o aroma a rosas é mais eficaz que um aroma floral;
• O nível de intensidade deve ser percetível, mas não exagerado – o cliente não se deve aperceber do aroma de forma consciente;
• A congruência é fundamental – o aroma deve estar adequado ao seu negócio. Por exemplo, o aroma de baunilha numa loja de ferramentas não faz sentido!

Por fim, algumas sugestões de aromas:
Para relaxar: lavanda, manjericão, canela, baunilha e laranja
Para estimular: menta e alecrim
Para um ambiente romântico: chocolate e gengibre
Para um ambiente sensual: pimenta preta

Susana Amendoeira
Consultora de Gestão
samendoeira@apconsulting.pt